Grupo Padrão Ouro: Uniselva recebe prêmio pela qualidade de sua atuação em 2016…

Dado início no projeto para reforma da sede

Lista de Especialidades

O distintivo será usado por todos os integrantes do grupo escoteiro sendo exemplo e fonte de inspiração aos demais Grupos Escoteiros da Região Escoteira.

O escoteiro que almeja a conquista de um distintivo de especialidade deve escolher o tema ao qual deseja, mesmo que o mesmo não tenha tido nenhum contato com o assunto. Cada tipo de especialidade é dividido em alguns requisitos. Uma vez que o escoteiro tenha completado 1/3(um terço) dos requisitos ele poderá ter o seu distintivo nível 1(fundo amarelo), ao completar 2/3 conquistará o nível 2(fundo verde) e finalmente ao completar todos os requisitos o escoteiro poderá conquistar o nivel 3 (distintivo na cor grená).

Por exemplo: se a especialidade tiver 9 requisitos, ao completar 3 dos requisitos você poderá colocar no seu uniforme o distintivo nível 1 da cor amarela.

"A ordem dos requisitos é aleatória, você pode escolher qual dos requisitos pode cumprir primeiro"

Onde aplicar os distintivos e insígnias?

Na MANGA DIREITA vão o listel da região Mato Grosso,  o numeral 2 (ou 02), os distintivos Cruzeiro do Sul, Escoteiro da Pátria e Lis de Ouro, a Insígnia de BP, os distintivos das especialidades de Desportos, Ciência & Tecnologia e Cultura, o distintivo de recrutador e a insígnia da modalidade Básica. Inicie a colocação de cima para baixo, dando um espaço de 2 cm (aproximadamente 1 dedo) abaixo da costura da manga e mais 2 cm abaixo do listel para colocar o numeral.

Já na MANGA ESQUERDA, vão os distintivos de progressão pessoal, de matilha ou patrulha e as especialidades em Habilidades Escoteiras e Serviços.

Os distintivos de atividades como MUTECO, MUTICOM, JOTA/JOTI, acampamentos e atividades comemorativas são aplicados no BOLSO DIREITO da camisa, em posição central e deverão ser retirados depois de decorridos 6 meses da realização atividade ou ser substituídos caso se tenha participado de outra atividade similar antes desse prazo. Só é permitido o uso de um único Distintivo de Atividade. Caso seja oferecida a possibilidade de conquista de uma insígnia especial, durante uma atividade nacional ou internacional, esta poderá ser utilizada, por até doze meses, pelos membros juvenis acima do bolso direito da camisa.

O distintivo Escoteiros do Brasil é um retângulo horizontal e traz o desenho da bandeira do Brasil, além dos dizeres “Escoteiros do Brasil”. Ele deve ser colocado na parte superior da PORTINHOLA DO BOLSO DIREITO da camisa.

Os distintivos de grupo padrão bronze, prata ou ouro e o distintivo anual devem ser fixados ACIMA DO BOLSO ESQUERDO, sendo o distintivo anual abaixo do distintivo de Grupo Padrão.

Para os lobinhos, os distintivo de primo e segundo devem ser usado no BOLSO ESQUERDO, abaixo do distintivo de promessa e a estrela de atividade deve ficar ACIMA DO BOLSO ESQUERDO, abaixo das insígnias de Interesse Especial.

Para escoteiros e seniores, o distintivo de monitor e sub monitor deve ser usado no BOLSO ESQUERDO, abaixo do distintivo de promessa e os cordões devem ficar na lapela da manga direita, passando pelo braço e prendendo a outra ponta no bolso direito.

A Insígnia da Lusofonia é usada ACIMA DO BOLSO  ESQUERDO, acima das estrelas de atividade e abaixo do distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Quando usada em conjunto com outras insígnias de Interesse Especial deve estar disposta em simetria, em relação ao centro do bolso.