Suspensão das Atividades Escoteiras Presenciais

Escoteiros do Brasil lançam tema anual de 2022 com ênfase no retorno à natureza

Uniselva participa do Desfile Cívico de 7 de Setembro

Bem-vindos ao Escotismo!

Uniselva conquista Grupo Padrão Ouro mais uma vez

Especialidade - Zoobotânica

1. Ter conhecimentos básicos sobre a ciência que estudam seres vivos - a Biologia, sobre as áreas que a integram e sobre o objeto de estudos de cada uma delas.

2. Demonstrar, por meio de um exemplo (ciclo vital de um animal ou vegetal), a sequência de acontecimentos - nascimento, crescimento, reprodução, degeneração e morte - que ocorrem nos seres vivos.

3. Organizar uma palestra informativa para a Seção, com o auxílio de um Biólogo, discutindo assuntos como nomenclatura científica, classificação animal e vegetal, a profissão de Biólogo, a formação necessária, a abrangência de sua atuação profissional, mercado de trabalho etc.

4. Desenvolver, antes de um acampamento da Seção, pesquisa que permita identificar a que tipo de ecossistema está integrada a área da atividade e quais a flora e a fauna características desse ecossistema; durante o acampamento, fotografar e registrar exemplares que possam ser observados; após o acampamento, montar um painel comparando os resultados da pesquisa com os resultados reais e discutir com a Seção as prováveis razões das diferenças encontradas.

5. Visitar um Jardim Zoológico e fotografar animais dos diferentes ecossistemas brasileiros; organizar um álbum com as fotos, identificando os animais por seus nomes vulgar e científico e indicando a região ou regiões onde podem ser encontrados. Na ausência de um Jardim Zoológico, utilizar fotos ou recortes de jornais ou revistas, cartões etc.

6. Preparar uma coleção com pelo menos cinco moldes em gesso de pegadas de animais domésticos e silvestres, estabelecendo as diferenças entre elas.

7. Preparar uma exposição com partes de animais e vegetais (conchas, exúvias, esqueletos, penas, flores, sementes, raízes, folhas, cascas de árvores etc.), relacionando a que grupo de animais ou vegetais pertencem e pelo menos duas características do grupo,

8. Apresentar à Seção uma coleção de gravuras de pelo menos 15 diferentes tipos de árvores identificadas por seus nomes vulgar e científico e localizando a região ou regiões brasileiras em que podem ser encontradas.

9. Construir e manter, por um período mínimo de três meses, com registros semanais, um terrário ou aquário, apresentando à Seção relatórios periódicos.

 

Ficha de Avaliação