Objetivo
A Insígnia Mundial do Meio Ambiente tem uma proposta para as crianças e adolescentes dos Ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior, com conteúdos capazes de encorajá-los no aprendizado progressivo, à medida em que desenvolvem uma consciência e uma compreensão ao ambiente que os circula.
Como conquistar a IMMA - Insígnia Mundial do Meio Ambiente
Execução de Atividades da IMMA:
A execução das atividades para conquista da IMMA é realizada em duas partes: A e B.
A parte A é um programa de atividades de educação ambiental que buscam levar o jovem a “Explorar e Refletir”, chamando a atenção para 5 grandes temas ambientais:
- Garantir ar e água limpos para todas as espécies;
- Preservar habitats naturais e biodiversidade;
- Diminuir a emissão de substâncias perigosas no meio ambiente;
- Adotar as melhores práticas ambientais;
- Prevenir riscos ambientais e desastres naturais.
Na parte A, o jovem deve realizar uma atividade de cada objetivo acima, podendo ser com a alcateia, patrulha ou tropa, em alguns casos, até mesmo sozinho. Podem ser realizadas as atividades sugeridas no Guia da IMMA, de outras de outras fontes ou até mesmo criadas pelo jovem. O importante é realizar uma pequena reflexão sobre o tema ao final. Quando o escotista não estiver presente, o jovem pode comprovar que realizou a atividade apresentando um relatório simplificado ou um relato oral.
A parte B, ou seja, “Fazer Algo”, pede que o jovem identifique os problemas da sua comunidade local, planejando e implementando um projeto simples. Pode ser uma ação com um objetivo que seja viável de ser atingido como, por exemplo, “divulgar a importância de recolher o óleo usado na sua comunidade”. Também pode ser a programação de uma atividade de educação ambiental no seu bairro com sua equipe ou seção. Veja a Ficha Técnica 6.1 – Projetos para a IMMA no site da RAE (http://redeambientalescoteira.org.br/).
Avaliação da IMMA:
Ao final das etapas A e B, sugere-se que, para considerar-se merecedor da IMMA, o jovem tenha seu comportamento em relação ao meio ambiente submetido à ROCA DE CONSELHO ou CORTE DE HONRA. Estes emitirão uma DECLARAÇÃO em que atesta que o postulante “demonstra, no dia-a-dia, que compreende, conforme seu grau de maturidade, a importância de adotarem-se as melhores práticas para o meio ambiente, participa das ações coletivas e cumpre suas tarefas individuais”. É necessária a mediação equilibrada do chefe, visto que os órgãos de administração formados pelos jovens podem ser excessivamente duros, às vezes.
A IMMA será essencialmente prática, privilegiando o “FAZER ALGO” da parte B.
Concessão
Atendidas as exigências formuladas no Guia da Insígnia Mundial de Meio Ambiente, a Diretoria da Unidade Escoteira Local, por proposta do Chefe de Seção, conferirá ao Lobinho, ao Escoteiro ou ao Sênior o direito de usar a Insígnia Mundial de Meio Ambiente, consoante as seguintes normas:
- A Insígnia Mundial de Meio Ambiente é oferecida para os Ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior, de maneira específica para cada Ramo e os requisitos para sua conquista podem ser encontrados no documento específico;
- A Insígnia Mundial de Meio Ambiente pode ser conquistada a partir da Cerimônia de Integração;
- A conquista da Insígnia Mundial de Meio Ambiente será assinalada pela outorga de um certificado próprio e do distintivo correspondente, diferente para cada Ramo, tal como definido em seu guia;
- O distintivo da Insígnia Mundial do Meio Ambiente poderá ser usado no vestuário ou uniforme até ser substituído pelo mesmo distintivo nos ramos seguintes, ou até a saída do Ramo Sênior.
Maiores Informações
Para maiores informações consulte o Guia da Insígnia Mundial do Meio Ambiente, disponível para compra na Loja Escoteira Nacional: Guia da Insígnia Mundial do Meio Ambiente