Suspensão das Atividades Escoteiras Presenciais

Escoteiros: os líderes do futuro

Uniselva participa do Desfile Cívico de 7 de Setembro

Bem-vindos ao Escotismo!

Uniselva conquista Grupo Padrão Ouro mais uma vez

Especialidade - Lenhador

1. Conhecer pelo menos quatro tipos de machados e/ou machadinhas, descrevendo seu uso.

2. Descrever a diferença entre um cabo canadense e um reto, destacando suas aplicações.

3. Conhecer os principais tipos de serra de lenhador, traçador ou em arco, e seus usos.

4. Saber quando se deve usar madeira caída, madeira verde e quando se deve derrubar preventivamente árvores, citando as ferramentas adequadas para cada diferente tipo de árvore, bem como as regras de segurança pertinentes ao operador e ao entorno.

5. Descrever como é o canto de lenhador em um acampamento, sua disposição no campo de patrulha e as técnicas de segurança que envolvem sua montagem, bem como outras orientações para evitar acidentes.

6. Descrever e demonstrar para sua seção como afiar e conservar um machado, uma machadinha, um facão e uma serra, e travar e afiar um serrote.

7. Demonstrar para sua seção como portar e utilizar de forma correta o machado, a machadinha, a serra e o facão, descrevendo as regras de segurança no uso de cada uma destas ferramentas.

8. Demonstrar para sua patrulha ou seção a legislação, tipos e segurança necessários para o uso motosserras.

9. Demonstrar para sua patrulha ou seção como substituir o cabo de um machado e de uma machadinha, bem como os tipos de madeiras utilizados.

10. Demonstrar para sua patrulha ou seção, como rachar um toco de lenha, desgalhar uma árvore ou vara de madeira e bambu, e como abrir um tronco em “achas”, observando as regras de segurança.

11. Explicar para sua patrulha ou seção: Como escolher corretamente uma vara de bambu na touceira, e sua conservação; uma vara de madeira para produzir um bastão; um tronco de árvore para lenha e para pioneirias; mencionando pelo menos duas técnicas para cada um deles para maior durabilidade e resistência, evitando assim o corte desnecessário de madeira.

12. Explicar a diferença entre um cepo (explicando como é feito seu travamento) e um cavalete de corte, explicando sua utilidade.

 

Ficha de Avaliação