Suspensão das Atividades Escoteiras Presenciais

Escoteiros do Brasil lançam tema anual de 2022 com ênfase no retorno à natureza

Uniselva participa do Desfile Cívico de 7 de Setembro

Bem-vindos ao Escotismo!

Uniselva conquista Grupo Padrão Ouro mais uma vez

Especialidade - Fotografia Digital

1. Explicar o funcionamento básico de uma câmera fotográfica digital compacta.

2. Demonstrar o uso correto da câmera, como formatar o cartão de memória, escolher a resolução e a qualidade das fotos.

3. Demonstrar como tirar fotografias e transferi-las para computador.

4. Explicar os cuidados para manter o equipamento em boas condições de uso.

5. Explicar as vantagens/desvantagens de pelo menos cinco formatos de arquivo digital e o uso recomendado para cada um deles (por exemplo TIFF, PNG, GIF, JPG, BMP, DNG, RAW, CRW, CR2, NEF).

6. Explicar com exemplos de suas próprias fotografias, ou fotografias de terceiros, ou imagens em revistas ou livros ou retiradas da Internet, como esses elementos afetam a qualidade e o impacto de uma imagem:

  • O uso de luz natural e flash;
  • O controle de abertura do diafragma (f-stop);
  • A velocidade do obturador;
  • A regra dos terços;
  • O foco seletivo;
  • As linhas convergentes.

7. Utilizar uma máquina fotográfica digital avançada (D-SLR - Digital Single Lens Reflex) em modo manual. Demonstrar como instalar e remover o cartão de memória, formatá-lo, configurar a resolução e a qualidade das fotos, demonstrar como tirar fotografias em modo manual utilizando o fotômetro da máquina e transferir as fotos para um computador. Explicar os cuidados para manter o equipamento em boas condições de uso.

8. Demonstrar em um computador como fazer o tratamento de fotografias digitais, acertando a exposição, contraste, temperatura das cores, luz de preenchimento, remoção de olho-vermelho, corte, etc. Escolher cinco fotos suas que precisam de alguma forma de ajuste, fazer as correções necessárias, exportar uma versão das fotografias corrigidas e compará-las com os arquivos originais. Qualquer programa de ajuste de imagem pode ser utilizado.

9. Fazer uma das seguintes atividades, que deve ser escolhida com a orientação do seu examinador:

  • Produzir um registro fotográfico utilizando uma máquina fotográfica digital, de algum evento ou atividade, com um enfoque fotojornalístico. Escolher de 8 a 12 fotos que melhor contem a estória e preparar uma apresentação para a sua matilha ou patrulha, que pode ser com fotos impressas ou um slide show no computador.
  • Escolher um tema de seu interesse e realizar um ensaio fotográfico sobre o assunto utilizando uma máquina fotográfica digital. Escolher de 8 a 12 fotos que melhor representem o seu trabalho e preparar uma apresentação para a sua matilha ou patrulha, que pode ser com fotos impressas ou um slide show no computador.

10. Discutir com o seu examinador as qualidades e os problemas de 10 fotos apresentadas pelo examinador. Explicar qual é a mensagem que cada foto está transmitindo e o que poderia ser feito para aumentar o impacto de cada uma dessas imagens.

11. Fotografar com uma máquina fotográfica digital e imprimir em uma impressora pessoal ou mandar imprimir em um minilab digital, cinco fotografias com um tamanho mínimo de 10 x 15 cm.

12. Com a orientação do seu examinador, escolher um fotógrafo relevante, Brasileiro ou estrangeiro, da atualidade ou do passado, e fazer uma apresentação de dez minutos sobre a vida e a obra do fotógrafo escolhido, e a importância do seu trabalho para o mundo da fotografia.

 

Ficha de Avaliação