Suspensão das Atividades Escoteiras Presenciais

Escoteiros do Brasil lançam tema anual de 2022 com ênfase no retorno à natureza

Uniselva participa do Desfile Cívico de 7 de Setembro

Bem-vindos ao Escotismo!

Uniselva conquista Grupo Padrão Ouro mais uma vez

Especialidade - Ciências da Terra

1. Ter conhecimentos básicos sobre as ciências que estudam as diferentes composições terrestres – Ciências da Terra; sobre as áreas que as integram e sobre o objeto de estudo de cada uma delas.

2. Organizar uma palestra informativa para a Seção, com o auxílio de um profissional (Geólogo, Biólogo, Químico ou Físico), discutindo assuntos como nomenclaturas científicas, esferas terrestres, sua profissão, a formação necessária, a abrangência de sua atuação profissional, mercado de trabalho, etc.

3. Enunciar as principais características das esferas da terra – atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera.

4. Descrever as principais características da atmosfera terrestre – pressão atmosférica, composição, estrutura e sua importância para a sobrevivência.

5. Construir e apresentar à sua Seção uma maquete com a representação das diferentes camadas que compõem a atmosfera terrestre - troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e ionosfera.

6. Descrever a definição e as principais características da biosfera terrestre – biociclos e biomas, habitats naturais e espécies, biodiversidade, ecossistema, sua importância para a sobrevivência e consequências causadas à biosfera pela presença do homem.

7. Organizar uma exposição para a Seção, discutindo a definição e as principais características da hidrosfera terrestre – surgimento da água no planeta, distribuição de água na hidrosfera, condições da água do planeta, importância de racionamento e sua preservação e importância para a sobrevivência.

8. Explicar para a sua Seção, por meio de uma demonstração, o ciclo da água, incluindo a definição e as principais características de cada uma dos processos envolvidos.

9. Descrever as principais características da litosfera – composição, tipos de rochas, estrutura e alterações sofridas pelos agentes externos e internos.

 

Ficha de Avaliação