Grupo Padrão Ouro pelo segundo ano consecutivo

Inauguração da Nova Sede

Especialidade - Vela

1. Reconhecer oito diferentes tipos de embarcações locais e de barcos à vela.
2. Apontar e dar o nome das partes e o uso de velas, o massame fixo e o de laborar mastros e vergas, de um tipo de embarcação à vela.
3. Navegar em um barco à vela sabendo: virar de bordo, içar os panos, rizar, dar velas, colher as velas, seguir uma direção e encostar, qualquer que seja a posição do vento, ancorar corretamente, navegar em bolina cochada e amarrar-se a uma bóia.
4. Compreender o uso de um ferro(âncora) de mar, pertencendo à uma guarnição de um barco à vela, navegando um total de vinte horas na sua seção, apontadas no Diário de Bordo da embarcação, ou em seu Histórico Escoteiro ou em Caderneta de Embarque Escoteira, tendo feito rodízio nas funções do sistema de patrulhas embarcado.
5. Mostrar como deixar um barco à vela com toda a palamenta arrumada corretamente, “largar” a âncora e calcular o comprimento da amarra a ser utilizada.
6. Explicar as regras para evitar abalroamento no mar. citando o RIPEAM e explicando-as por meio de desenhos.
7. Explicar a maneira correta de arrumar o pessoal e a carga em uma embarcação de modo a compensá-la convenientemente.
8. Demonstrar como atirar de uma embarcação um cabo pesado paro reboque, como dar e receber reboque, bem como os sinais de comunicação em regatas, para preparação, largada, etc.
9. Explicar as regras de segurança aplicáveis à navegação à vela e o conteúdo similar para um “veleiro amador”.