Suspensão das Atividades Escoteiras Presenciais

Escoteiros: os líderes do futuro

Uniselva participa do Desfile Cívico de 7 de Setembro

Bem-vindos ao Escotismo!

Uniselva conquista Grupo Padrão Ouro mais uma vez

Especialidade - Vela

1. Reconhecer oito diferentes tipos de embarcações locais e de barcos à vela.

2. Apontar e dar o nome das partes e o uso de velas, o massame fixo e o de laborar mastros e vergas, de um tipo de embarcação à vela.

3. Navegar em um barco à vela sabendo: virar em roda e por davante, içar os panos, rizar, dar velas, colher as velas, seguir uma direção e encostar, qualquer que seja a posição do vento, ancorar corretamente, navegar em bolina cochada e amarrar-se a uma bóia.

4. Montar, desmontar e faxinar o barco que costumeiramente utiliza velejando um total de vinte horas em atividade de seção, apontadas no Diário de Bordo da embarcação em sua Ficha de Histórico Escoteiro tendo feito rodízio nas funções do sistema de patrulhas embarcado.

5. Explicar as regras de segurança aplicáveis à navegação à vela para um “veleiro amador” citando o RIPEAM e explicando-as por meio de desenhos.

6. Mostrar como se dobra ou acondicionam as velas guardando-as corretamente após o uso.

7. Explicar a maneira correta de arrumar o pessoal e a carga em uma embarcação de modo a compensá-la convenientemente.

8. Demonstrar como atirar de uma embarcação um cabo para reboque, como dar e receber reboque e compreender o uso de um ferro (âncora) de mar, “largar” e calcular o comprimento da amarra a ser utilizada.

9. Explicar corretamente as definições previstas nas regras atuais de regata da ISF (International Sailing Federation) bem como os sinais de regata e suas aplicações, para atenção, preparação, largada, regra de Condução de uma Regata e regra de Outros Requisitos Quando em Regata.

 

Ficha de Avaliação