1. Fazer um relatório sobre abelhas sem ferrão, contendo:
a) As funções dos habitantes de uma colmeia;
b) A importância destes insetos para o meio ambiente;
c) A descrição de cinco espécies nativas do Brasil - preferencialmente do bioma onde o seu grupo escoteiro está inserido - apresentando:
(1) Nome científico e popular
(2) Foto
(3) Bioma ou região de origem
(4) Hábitos
(5) Fontes consultadas durante a pesquisa. Apresentar o trabalho para a sua matilha/patrulha.
2. Citar as principais diferenças entre abelhas e vespas;
3. Descrever quais são as funções do mel, do própolis e do pólen numa colmeia;
4. Fazer um resumo do conteúdo da Resolução CONAMA 346/2004, apresentando-o para a sua matilha/patrulha;
5. Listar os principais predadores de uma colmeia e o que deve ser feito para afastá-los/controlá-los, sempre usando soluções ecológicas;
6. Pesquisar sobre os cuidados com uma colmeia, especialmente em épocas de seca e/ou escassez de florada;
7. Construir e instalar iscas para a captura de enxameações;
8. Enumerar as condições ideais de um local para a instalação de uma colmeia;
9. Citar os tipos mais comuns de colmeias usadas na meliponicultura;
10. Construir uma colmeia apropriada para a espécie de interesse e transferir, com êxito, um enxame capturado;
11. Acompanhar, por um período mínimo de três meses, o desenvolvimento da colmeia recém instalada. Apresentar um relatório para seu examinador.
12. Extrair o mel, de maneira que os potes de cerume sejam preservados para futuros armazenamentos.