Suspensão das Atividades Escoteiras Presenciais

Escoteiros: os líderes do futuro

Uniselva participa do Desfile Cívico de 7 de Setembro

Bem-vindos ao Escotismo!

Uniselva conquista Grupo Padrão Ouro mais uma vez

Especialidade - Insígnia da Boa Ação – Lobinho

Objetivo

A Insígnia da Boa Ação visa promover o conhecimento dos serviços e instituições que realizam assitencias sociais na comunidade e despertar a atitude individual e coletiva de serviço.

Requisitos a serem cumpridos para conquista da Insígnia da Boa Ação

A Insígnia da Boa Ação é dividida em 3 (três) partes e para conquistá-la o jovem deverá realizar a quantidade as seguintes atividades:

Explorar a sua comunidade:

  • Conhecer os principais problemas sociais de sua rua ou bairro e conversar com seus pais ou velhos lobos sobre como você poderia contribuir para resolvê-los.
  • Conhecer instituições de sua comunidade que realizam ações assistenciais a pessoas necessitadas ou orientação para a melhoria da vida das pessoas, procurando saber de que forma sua Alcateia poderia ajudá-las.

Lobinho em Atividade:

  • Participar de pelo menos uma edição do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária com sua Alcateia ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Alcateia ou por seu Grupo Escoteiro.
  • Perceber os eventuais perigos a que estão expostos os lobinhos em uma excursão ou acampamento/acantonamento e ajudar a aplicar as regras de segurança para evitá-los.

Lobinho em Ação:

  • Participar de pelo menos três boas ações coletivas com sua Alcateia, contribuindo com ideias e ações para o planejamento e execução das atividades.
  • Participar de uma ação comunitária promovida por alguma instituição de sua comunidade: igreja, clube, escola, posto de saúde, polícia, bombeiros, casa comercial, etc. e fazer um relatório sobre essa participação.
  • Planejar e executar uma boa ação, diferente das realizadas anteriormente, que seja útil em sua Alcateia, casa, escola ou comunidade, com duração mínima de um mês, apresentando posteriormente os resultados para sua Alcateia.

Concessão

Atendidas as exigências estabelecidas, a Diretoria da Unidade Escoteira Local, por proposta do Chefe de Seção, conferirá ao Lobinho o direito de usar a Insígnia da Boa Ação, consoante as seguintes normas:

  • A Insígnia da Boa Ação pode ser conquistada a partir da Cerimônia de Integração;
  • A conquista da Insígnia da Boa Ação será assinalada pela outorga de um certificado próprio e do distintivo correspondente;
  • A Insígnia da Boa Ação poderá ser usada no vestuário ou uniforme escoteiro até ser substituída pela Insígnia da Ação Comunitária, no Ramo Escoteiro; Insígnia do Desafio Comunitário, no Ramo Sênior ou saída do Ramo Sênior.