Suspensão das Atividades Escoteiras Presenciais

Escoteiros: os líderes do futuro

Uniselva participa do Desfile Cívico de 7 de Setembro

Bem-vindos ao Escotismo!

Uniselva conquista Grupo Padrão Ouro mais uma vez

Especialidade - Insígnia do Aprender – Sênior

INSÍGNIA DO APRENDER

Objetivo

Desenvolver capacidade para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar às novas possibilidades que se apresentam, visualizar oportunidades de futuro, aprimoramento da autonomia intelectual e pensamento crítico.

Requisitos a serem cumpridos para conquista da Insígnia do Aprender

Aprendendo a Aprender:

Realizar as duas atividades abaixo:

  • Saber o que é um mapa mental, qual sua utilidade e desenvolver um mapa mental sobre um tema ou conteúdo a sua escolha.
  • Discutir com o escotista as vantagens e desvantagens de diferentes métodos de pesquisa que são utilizados na escola, tais como biblioteca, internet, jornais, etc.

Aprendendo com os outros:

Realizar duas das opções abaixo, sendo obrigatória a primeira:

  • Participar, como sênior, de pelo menos uma edição do Projeto Educação Escoteira ou de outra atividade em conjunto com escolas realizada pela sua patrulha, tropa ou grupo escoteiro.
  • Participar de um teste vocacional, feira de profissões ou outra experiência similar. A partir dessa experiência conversar com seus pais sobre as profissões que mais lhe despertaram interesse para exercer no futuro.
  • Entrevistar dois profissionais com carreiras estabelecidas, cuja profissão seja de seu interesse. Procurar descobrir como eles foram educados, qual a formação necessária para a profissão e como continuam a se formar e se aperfeiçoar na profissão. A entrevista pode ser feita por vídeo e disponibilizada nas redes sociais.
  • Realizar, em conjunto com sua patrulha ou grupo de interesse, uma visita a instituição de ensino (faculdade, universidade, educação profissionalizante, etc.) promovendo debate posterior.

Atitude para aprender e ensinar:

Realizar duas das opções abaixo::

  • Participar de algum projeto ou atividade extracurricular oferecido pela sua escola. Relatar sua experiência ao escotista.
  • Selecionar uma notícia sobre um assunto relevante na atualidade, realizando pesquisa sobre o tema em diferentes fontes e meios de comunicação. Escrever uma crítica sobre o tema, citando as fontes pesquisadas e seu ponto de vista sobre o tema.
  • Participar ativamente do Grêmio Estudantil de sua escola.

Concessão

Atendidas as exigências estabelecidas, a Diretoria da Unidade Escoteira Local, por proposta do Chefe de Seção, conferirá o direito de usar a Insígnia do Aprender, consoante as seguintes normas:

  • A Insígnia do Aprender pode ser conquistada a partir da Cerimônia de Integração;
  • A conquista da Insígnia do Aprender será assinalada pela outorga de um certificado próprio e do distintivo correspondente;
  • O distintivo da Insígnia do Aprender poderá ser usado no vestuário ou uniforme até ser substituído pelo mesmo distintivo nos ramos seguintes, ou até a saída do Ramo Pioneiro;

Maiores Informações

Acesse o Guia da Insígnia do Aprender - Ramo Sênior aqui.