Suspensão das Atividades Escoteiras Presenciais

Escoteiros do Brasil lançam tema anual de 2022 com ênfase no retorno à natureza

Uniselva participa do Desfile Cívico de 7 de Setembro

Bem-vindos ao Escotismo!

Uniselva conquista Grupo Padrão Ouro mais uma vez

Integração e Promessa

Entrei no grupo escoteiro. Já posso usar uniforme e lenço?

Postado em 01.09.2016

Quando um menino ou menina se inscreve em um grupo escoteiro, há basicamente duas etapas pelas quais passarão nos primeiros meses de escotismo: a cerimônia de Integração e a de Promessa.

Integração é quando a criança ou jovem é recebido/aceito/integrado como membro do Grupo Escoteiro. Somente a partir do dia da cerimônia da integração, ele passa a poder usar o uniforme de lobinho ou de escoteiro e o lenço do grupo. Cada grupo tem seu próprio lenço. Esta etapa era conhecida até bem pouco tempo como Investitura (ainda há pessoas que se referem à integração com esse termo. Assim, quando se ouvir/ler isso, já sabemos que se trata de Integração).

Já a Promessa se dá quando o membro juvenil (ou adulto), após amadurecer sua decisão definitiva e consciente de que quer participar do movimento escoteiro, manifesta o seu compromisso pessoal e perene com o movimento, com seus princípios e leis. Por isso se diz: "Uma vez escoteiro, sempre escoteiro!".

A promessa é uma decisão séria, como o próprio nome já diz. Por isso, no Grupo Escoteiro Uniselva estipulamos, no mínimo, mais dois meses de atividade após a integração, para que o membro juvenil possa fazer sua Promessa. Nela, o membro juvenil passa a utilizar o distintivo da promessa, pregado no bolso esquerdo do uniforme de lobinho/escoteiro/sênior-guia (o bolso próximo ao coração!!).

Quando o lobinho/escoteiro/sênior-guia estiver preparado para fazer sua promessa, ele precisará conhecer e saber de cor o texto da Promessa de Lobinho ou da Promessa Escoteira, conforme o caso, pois precisará recitá-lo, em voz alta, na cerimônia. Claro que, em alguns casos especiais (nervosismo, TDA, dificuldade física) o escotista escolhido pela criança, falará o texto da Promessa para que esse o repita.

Também precisará mencionar um ou mais artigos da Lei do Lobinho ou da Lei Escoteira, pois isso também será pedido a ele na Cerimônia da Promessa. Portanto, os pais podem/devem ajudar seu filho a apreender o texto da promessa e as leis.

Mas, atenção! Tanto a Integração como a Promessa podem levar mais tempo para acontecer do que o estipulado acima. Pois o momento ideal depende muito de o lobinho/escoteiro/sênior-guia estar maduro e ter participado ativa e suficientemente de atividades na alcatéia/tropa para fazer sua escolha. Não adianta, por exemplo, ter o tempo mínimo de inscrição se não houver frequentado o grupo regularmente para participar das atividades! A experimentação do escotismo é o que os deixa maduros e preparados para a Integração e para a Promessa.

A Promessa de Lobinho ou Escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento e marca o momento em que o novo membro se compromete voluntariamente a se conduzir de acordo com a orientação moral do Escotismo, reconhecendo a existência de deveres a serem cumpridos.

Promessa do Lobinho:
"Prometo fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Obedecer à Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação."

Promessa do Escoteiro/Sênior-Guia:
"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira."

Promessa de Adulto:
"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião, obedecer à Lei Escoteira e servir a União dos Escoteiros do Brasil."

 

 

Fonte: POR

 


Deixe seu comentário...