Suspensão das Atividades Escoteiras Presenciais

Escoteiros do Brasil lançam tema anual de 2022 com ênfase no retorno à natureza

Uniselva participa do Desfile Cívico de 7 de Setembro

Bem-vindos ao Escotismo!

Uniselva conquista Grupo Padrão Ouro mais uma vez

Recorde de participantes e acolhimento a novos membros marcam VI Acampuni

Postado em 01.05.2016

Cerca de 150 pessoas entre jovens, escotistas e pais passaram pelo Balneário Letícia, na região do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, durante os três dias do VI Acampamento Anual do Grupo Escoteiro Uniselva (Acampuni).

A atividade, realizada de 8 a 10 de abril, foi marcada pelo número expressivo de envolvidos e por ser a primeira vez que a maioria das crianças e jovens, recém-chegada ao movimento escoteiro, participava de um acampamento.

Ao todo, 85 crianças e jovens cumpriram uma extensa programação, sob a responsabilidade de uma equipe de cerca de 25 pessoas, entre chefes e pioneiros. A equipe de segurança foi composta por cerca de 10 pais e para alimentar todo esse pessoal, uma equipe de cozinha formada por quase 20 voluntários.

Tendo como tema as “Olimpíadas”, foram organizadas seis baterias de jogos. Tudo pensado e colocado em prática pelos escotistas das diferentes tropas, que durante semanas se envolveram com os preparativos.

Lobinhos, escoteiros e seniores foram distribuídos em seis equipes, que ganharam nomes de países que já sediaram jogos olímpicos. Cada equipe foi composta por 14 jovens (dos quais sete lobinhos). Cada uma dessas patrulhas estava sob a monitoria dos seniores. A redobrada atenção e cuidado dos jovens da Tropa Selva com os mais inexperientes, em especial os novos lobinhos, mereceram elogios de pais, chefia e diretoria presentes no Balneário Letícia.

Por tudo isso, o Acampuni  deixou saudades.   “Meu lobinho Lucas Renner já está perguntando a data do próximo acampamento”, postou no whatsApp do grupo a mãe Priscila de Azevedo Corrêa Dantas.

Grato, Grato, Grato, Gratíssimo

A escolha do local para a atividade à elaboração da programação e da alimentação assim como os demais cuidados na realização do Acampuni foram alguns dos pontos destacados pelos pais que estavam tendo o primeiro contato com o universo escoteiro. “Devemos gratidão a todos que possibilitaram que nossos filhos vivessem essa experiência única e transformadora. Gratidão especial aos voluntários e chefes”, afirmou Simone Magalhães Moraes, mãe do lobinho João Magalhães Moretti, 10 anos.

Maria Alice Martins,  mãe do  escoteiro Matheus Barros Martins Amorim, 11 anos, pontuou  a acolhida no grupo escoteiro. “Gostaria muito de agradecer a todos os pais, chefes, escoteiros e lobinhos. Sentimos a Família Uniselva e nos orgulhamos de pertencer a ela.”

Pai do sênior Luiz Henrique e do lobinho Gabriel Henrique, Wilson Bezerra da Silva foi outro novo membro que aprovou  a atividade que, conforme sua avaliação, foi rica em aprendizado tanto para os filhos como para os pais. “Certamente nos tornamos pessoas melhores. Obrigado a todos os membros do movimento escoteiro por nos proporcionar um final de semana maravilhoso.”

Da mesma forma, os pais que viram seus filhos crescerem no movimento escoteiro, também se sentiram gratos. Agora  não mais pelo cuidado que recebem mas por já estarem em condições de retribuir. Foi o caso de Maria do Socorro da Nóbrega Raffi, mãe do sênior Hugo Raffi, 16 anos, que está no Grupo Uniselva desde pequeno. “Obrigada à família Uniselva! Pela oportunidade do meu filho aprender na prática o sentido da fraternidade, da comunhão, do dever para com o próximo, da boa ação e de sermos úteis em qualquer lugar por onde passarmos! Sempre Alerta!”

Os escotistas  também manifestaram a satisfação de com o envolvimento de todos. “Nós é que agradecemos a participação de todos,  a oportunidade e a estrutura”, postou Igor de Oliveira, chefe da Tropa Sênior.

Outra manifestação que chamou a atenção foi a da escotista Benedita Ferreira Queiroz Santana, que está há 21 anos no Grupo Uniselva e atualmente é assistente da Alcateia Seonee. Ela se disse emocionada ao ver a mãe de um jovem que está no Uniselva há cinco anos e continua acreditando no objetivo do movimento escoteiro. “Muitas vezes me faço uma pergunta: será que estamos mesmo contribuindo com o caráter e ajudando formar bons cidadãos? Hoje tive a certeza que sim, e tirei aquela dúvida sobre estarmos simplesmente dando mais uma diversão a esses jovens. Vamos sim continuar plantando essa semente e regar da melhor maneira possível.”

 

 

 

(Aline Cubas)

 

 

 

 


 

 

 


Deixe seu comentário...