Suspensão das Atividades Escoteiras Presenciais

Escoteiros do Brasil lançam tema anual de 2022 com ênfase no retorno à natureza

Uniselva participa do Desfile Cívico de 7 de Setembro

Bem-vindos ao Escotismo!

Uniselva conquista Grupo Padrão Ouro mais uma vez

Cruzeiro do Sul

Carlos Eduardo conquista a mais alta distinção do Ramo Lobinho

Postado em 13.10.2016

Os esforços, dedicação e comprometimento de Carlos Eduardo Messias Brandão, 10 anos, valeram ao lobinho a conquista do distintivo Cruzeiro do Sul. Trata-se da maior distinção que um jovem do Ramo Lobinho pode receber.

Carlos Eduardo, que é lobinho do Grupo Escoteiro Uniselva, recebeu o distintivo no fim do mês de setembro das mãos da chefe Benedita Ferreira Santana, akelá da alcateia Uivo da Jângal, da qual ele é membro. “Conquistar esse distintivo é muito difícil, muitos desistem. Mas Carlos Eduardo tomou posição e fez por merecer”, destacou a akelá na cerimônia de entrega da honraria ao lobinho.


A mãe Claudinéia Antônia Santos Brandão recorda que desde os 4 anos de idade, bem antes de ter idade para frequentar o movimento escoteiro, Carlos Eduardo fazia questão de estar presente na sede do Uniselva, acompanhando a irmã, Lhais Lissia Brandão, que já era membro do grupo. E foi no Uniselva que ele fez sua promessa e para onde retornou em janeiro de 2012 depois de ficar distante por quase dois anos, período em que a família morou na cidade de Araputanga. Nesse período, não deixou o movimento escoteiro. No município do interior de Mato Grosso frequentou o grupo Onda Verde dos Parecis.

 

De volta ao Uniselva, o dedicado lobinho continuou sua caminhada em busca de fazer o seu melhor possível e assim conquistar o distintivo Cruzeiro do Sul.  Dentre as habilidades e competências que desenvolveu para isso, destacam-se as especialidades de história local, cuidados com animais domésticos e confeitaria.

 

Ao entregar o distintivo ao lobinho, chefe Benedita ressaltou as qualidades que são observadas na conduta de Carlos Eduardo em todas as atividades da alcateia. "Ele é super alegre, trata a todos com cordialidade, respeita os mais velhos, pensa primeiro nos outros, é atento e observador e diz sempre a verdade", enumerou. Qualidades que, segundo a mãe do lobinho, não são exercidas somente quando está entre os escoteiros. "Ele é bastante responsável e age da mesma forma aqui, em casa, na escola, em todos os lugares", garantiu.

 

Tendo completado 11 anos de idade no último dia 24 de setembro, Carlos Eduardo segue agora para a Tropa Escoteira, onde deverá dar continuidade a sua história no movimento escoteiro, estando a partir de agora "Sempre Alerta".

 

Caminho Percorrido

 

O distintivo Cruzeiro do Sul é dado somente após ser aprovado pela Diretoria local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) ao lobinho recomendado pelos escotistas da alcateia.

Para isso, é preciso que o lobinho tenha:

- conquistado todas as atividades previstas no Guia do Caminho da Jângal;
- participado de, no mínimo, três acampamentos ou acantonamentos;
- conquistado no mínimo cinco especialidades em pelo menos três ramos de conhecimento;
- conquistado uma das quatro insígnias de interesse especial do Ramo Lobinho: Insígnia Mundial Escoteira de Meio Ambiente, Insígnia da Lusofonia, Insígnia do Cone Sul ou a Insígnia da Boa Ação;
- recomendado pelos Velhos Lobos (chefes) e pela Roca de Conselho por ser um lobinho, dedicado, assíduo às atividades da alcateia e cumpridor da Lei e Promessa do Lobinho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Aline Cubas)

 

 

 

Deixe seu comentário...